“Costumava ver a beleza no mundo, agora vejo a verdade.” (Westworld, 2ª Temporada). Adotar essa postura diante do mundo pode ter um viés negativo, quando se entende que a verdade nem sempre é bela. Mas pode ter um viés positivo, quando se interpreta que a verdade é superior à noção de beleza. E isso tem…
“Uma nova luz estranha assusta tanto quanto a escuridão”. (Westworld, 2ª Temporada) E, assustados, reagimos de maneira instintiva. Tentamos fugir, lutar, ou ficamos congelados, sem ação. Independentemente do tipo de reação, ela passa, enquanto a mudança fica. A mudança é uma constante em nossas vidas, e recebê-la de forma aberta talvez seja o grande segredo…
Em tempos de pandemia, quarentena e isolamento social, ficamos todos mais afastados uns dos outros, mesmo que apenas fisicamente. Nos privamos de algumas experiências importantes para a sociabilização, como encontros entre familiares e pessoas queridas. Uma das grandes perdas acaba sendo o toque, que passa a ser algo proibido, temido, evitado. Mas quando a distância…
Por que sorrimos quando vemos alguém sorrindo? Por que ficamos com vontade de chorar quando vemos alguém chorando? Por que bocejamos ao vermos alguém bocejando? Segundo a teoria dos neurônios-espelho, quando vemos alguém fazendo algo, automaticamente simulamos a ação no cérebro, e esses neurônios nos fazem repetir a mesma ação fisicamente. Isso pode ser observado…
O medo é um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo. Cada um reage diferente a ele. Mas atualmente muitos o estão sentindo de forma mais intensa, ampliada ou permanente, por conta da situação de pandemia que o mundo vive. Existe o medo de mudar, de não saber, de não ter mais. O medo de…
Diz o ditado que “se vida te der limões, faça uma limonada”. Pode ser difícil aplicar essa frase em meio a um período complicado como uma pandemia, situação de enfermidade que desperta medo e incerteza. Mas diante de uma crise como a que estamos vivendo, o que pode ajudar é aproveitar a oportunidade para melhorias….
Quanto tempo mais a quarentena vai durar? Por quanto tempo ainda a pandemia será uma realidade? Quando poderemos nos sentir livres de novo? Quando estaremos efetivamente seguros? O que vai mudar daqui pra frente? Muitas perguntas, ainda sem resposta. Algumas inclusive devem seguir dessa forma, nos deixando sem certezas ou conclusões. Sofrer? Ter medo? Se…
Tentar reviver uma fase importante e transformadora da vida, sob circunstâncias diferentes, pode ser frustrante. Um trabalho que não traz mais realização, uma amizade que já não é correspondida, um romance que não faz mais sentido, um objetivo profissional ou pessoal que não mais se encaixa à sua realidade. O apego à memória agradável faz…
Amigos, parceiros, amantes, pais, filhos, sobrinhos, primos. É possível estabelecer relações afetivas entre pessoas muito iguais ou muito distintas, independente do grau de parentesco, tempo de convivência ou condição sexual. Em todas elas existem expectativas, que tendem a ser pouco ou muito diferentes, afinal todos somos diferentes.Em uma relação afetiva o mais importante é o…
Ócio criativo. Estado em que estudo, trabalho e lazer se confundem. O sociólogo italiano Domenico de Masi, que cunhou esse termo, afirma que trata-se de uma desestruturação do modelo habitual empresarial, industrial, organizacional, social, de entretenimento. De evolução. Cada vez mais esse conceito é possível de ser aplicado no dia-a-dia de pessoas e profissionais que…